quinta-feira, 30 de junho de 2011

Volta Domingueira e Almoço convívio com a Malta Portuguesa

A Malta
Bar do Preto- Ponto de encontro todo domingo
Encontro Portugal, Brasil e África do Sul
André Martins, o segundo,Roger Davies,Jorge e Marcelo

Gustavo, Marcelo, Sérgio e Paulo




César Silva e Gustavo Namorado

Homenagem especial à Maria João, esposa do Carlos Martins que faleceu . F.irme companheiro, ela está na Paz do Senhor

 
Chegamos a Lisboa , recebidos pela Malta do BMW Motorrads Fans de Portugal, que me fizeram passar momentos de muita emoção!! Hospitaleiros, simpáticos, e motociclistas na essência da alma!! Fomos convidados a um jantar com o Gustavo Namorado, um dos que tem moral no grupo, respeitado, figura excepcional, já viramos irmãos. Vou com ele a San Petesburgo ano que vem, numa jornada de motoca até a Rússia. Foi excelente o papo, regado a um bom vinho português.
 Dia seguinte, O Gustavo me buscou em casa , e ai companheiros, me encontro no Café do Preto, com 15 motociclistas do grupo, todos de BMW de vários modelos. Existe uma briga por aqui que á a seguinte. A GSA é a moto agrícola, e a RT é moto de mauricinho, então assim eles vão se entendendo. Me receberam com um carinho incrível. Saímos a rolar em uma estradinha que chega ao Cabo das Rocas, o ponto mais ocidental da Europa. Curvas alucinantes, 180 graus toda hora, tipo Petrópolis, e todos a curvar.
Fomos a um bar, comer um ouriço com café, que é uma iguaria portuguesa, tipo pão de queijo no Brasil.
Almoçamos no Cruzeiro, um lugarejo lindo, e comemos um bacalhau alagarela, com migas e polvo. Indescritível!!!
Aí começou o enduro, eu, Cesar Silva (33) e André Martins(27), o resto da malta teve que ir embora, pois a esposa do Carlos Martins, queridíssimo no grupo faleceu!!
Sintra, Estoril, Cascais,praias de Eriçeira e guincho, point da moçada do surf e da juventude descolada. E depois de tudo, tour histórico em Lisboa, Torre de Belém (motivo de nossa logo), monumento ao descobrimento , e finalmente, 11 da noite , irmos embora, depois de rodar 400 Km só nos arredores.
Agradeço a todos, Miguel Soares, Gustavo Namorado, Carlos Martins, Rui Ribeiro, Sérgio Rezende, Carlos Val, César Silva, Roger Davies, Jorge Martins, André Martins, Filipe Elias,  Manoel Plácido, Antônio Afonso,  Paulo Pereira,  Luiz Pereira, José Neves, Antônio Banhudo, Marlene Neves, Luíza Cidra, Patrícia Arantes , Ana Miguel Soares(as giras) e mais um monte de gente, impossível
citar todos. Obrigado de coração pela caloros recepção para mim e todos de minha família!!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Chegada a Jomotos , Pombal, Portugal

Ana Luíza, Adriane e Izabela Vorcaro
Adriane, Ana Luíza, Hélvia e Izabela Vorcaro
Jomotos BMW Motorrad
Jomotos Honda
Loja completíssima
BMW RT 1150 Touring
José Neves, uma grande figura humana e empresário de sucesso
Miguel Soares, meu primeiro grande amigo português
Bacalhau a Lagareira
Pombal-
Casa do Cidadão- documentação sem burocracia
Campos de girassois -Pombal -Lisboa

Chegamos a Lisboa, voo direto de Belo Horizonte. O José Neves, empresário português, proprietário da Jomotos, concessionário BMW, nos mandou buscar no aeroporto.  Deixei minha família (Helvia, irmã, Izabela, sobrinha, Ana Luíza, filha e Adriane, esposa, na casa museu da Maria Macedo, amiga de minha família que nos hospedou em um casarão incrível, na Avenida da Liberdade, centro de Lisboa , e parti para Pombal, 160 Km de Lisboa.
Quando cheguei, a moto estava pronta e revisada. Comprei-a para deixar aqui mesmo , pois pretendo recorrer mais vezes à Europa. Recepção VIP, com um almoço fantástico na companhia do José Neves, empresário bem sucedido (Concessionárias Honda, BMW, construção, tratores, locação de motos e veículos), uma simplicidade cativante. Me vem receber também o grande Miguel Soares,  de Coimbra , o primeiro português que conheci, via Facebook e BMW Motorrad Fans , de Portugal, e me orientou na compra da moto. Tinha acabado de sair do hospital e convalecendo ainda, foi me fazer esta gentileza. Gajo fantástico, amável, atencioso, fiquei sem graça com tamanha gentileza. Fui a Casa do Cidadão, tirar o cartão do contribuinte para poder ter um bem em meu nome em Portugal e não ter problemas de documentação nas fronteiras. Subi na motoca e dá-lhe BMW RT 1150 Touring nas estradas portuguesas, incríveis, sinalizadas, enrolei o cabo rápido até Lisboa, pois tinha que buscar meu irmão Hélio, que chegava da Dinamarca, onde mora a 25 anos, para todos juntos, começarmos nossa aventura familiar. Segue.....

sexta-feira, 3 de junho de 2011

9.000 Km no Velho Continente

Qual motociclista não gostaria de pilotar nas melhores estradas do mundo. Com este pensamento que ja me atormenta a um bom tempo, transformei em projeto a 2 anos atrás e hoje tornou-se realidade. Depois de 8 anos viajando de moto pela America do Sul, queria explorar  lugares onde somente uma motocicleta pode te levar, diferente dos circuitos e roteiros turísticos da Europa, seja subindo os Montes Pirineus, explorando a costa do Mediterrâneo, ou subindo os Alpes Dolomitas Italianos , onde existem estradas que te levam a belezas naturais deslumbrantes, no estilo Cordilheira dos Andes, sem dúvida, para mim e muitas pessoas, o destino com paisagens mais fascinantes das Américas. A jornada consiste em, saída de Portugal dia 28 de junho, a caminho do Algarve, cidade de Faro, entrando na Espanha pela Costa da Andaluzia até Barcelona. Subida aos montes Pirineus, chegando a Andorra. Descida para o sul da França e Cote D"azur, seguindo até Milão, Verona e Veneza. Subindo para os Alpes Dolomitas, norte da Itália , pelos pasos de travessia alpinos,  Liechenstein, o menor país do mundo, entre a Alemanha e Suiça e seus belos  Alpes ,Zurique, Basiléia,Nanci, Paris, Bruxelas, Amstedã, Hamburgo e Svendborg, na Dinamarca, onde mora meu irmão a 25 anos! Volta pela Normandia,Tours, no vale dos castelos,  norte da Espanha e finalmente Lisboa. Serão 34 dias de jornada, em uma moto BMW RT-Touring, 1150 cilindradas, projetada especialmente paras as excepcionais estradas europeias. Vou reportar esta viagem com fotos e textos e espero que voces curtam bastante.
Agradecimentos-
Site pisteiros.com.br do amigo motoaventureiro Evandro "Fox" Dalben , de Campinas, que divulgará em São Paulo.
Site rotaway.com.br, do motoaventureiro Eduardo Wermerlinger,de Niterói, que divulgará no Rio de Janeiro.
Ao BMW Motorrad Fans de Portugal, nas pessoas de Rui M.Ribeiro, Miguel Soares, Gustavo Namorado, Carlos Martins, Carlos Val, Miguel Plácido,Sérgio Resende,Roger Davies, Antônio Afonso, Manuel Peixoto, Alex Martins, Aires Brisa, Pedro Bastos, Paulo Ferreira, entre outros,  impossível citar todos.
Ao Antônio Banhudo e José Neves da Jomotos em Pombal, Leiria que prepararam a motocicleta para esta jornada, revisada,  instalando um GPS Garmim 660, com  mapas da Europa.
Ao amigo motoaventureiro Italiano Alberto Schiavon, que me forneceu a rota dos passos de travessia dos alpes italianos!!

Obrigado a todos,

Que Deus nos guie!!!